Homilía – 17 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura (Tg 2,1-9)
Salmo Responsorial (Sl 33)
Evangelho (Mc 8,27-33)

Existem alguns tópicos que para ser tratados exigem o lugar e a hora certos. Se temos um momento de silêncio, se estamos em um pequeno grupo, entre as pessoas em quem podemos confiar, então falamos um pouco diferente, mais sério, podemos tocar os tópicos que são importantes. Isto é o que faz Jesus no Evangelho de hoje. Ele escolhe o momento em que pode estar só com os discípulos, quando ninguém os perturba. “Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?””.

Os apóstolos caminhavam junto com Jesus, eles viram o Mestre comendo, dormindo, rindo, chorando, curando leprosos, realizando milagres…  visitando pessoas – respondendo aos escribas e fariseus… Se Jesus tinha lados diferentes, eles tinham visto todos eles.  Eles O conheciam bem.  Ler e meditar o Evangelho nos permite conhecer melhor a Jesus e iniciar um relacionamento pessoal com Ele.

Ao ler a Palavra de Deus, podemos notar que Jesus enfrentou os mesmos problemas que nós; muitas vezes Ele também conhecia o cansaço de muito trabalho; o sofrimento, a rejeição e as decepções que fazem parte da vida.   

S. João Crisóstomo sobre a leitura da Sagradas Escrituras diz: “é uma coisa muito boa a leitura das divinas Escrituras. Ela nos dá sabedoria à alma, eleva a mente para o céu, torna o homem grato.”.

kkk

Amém.

Monsenhor Antons Prikulis – 1º Secretario