Homilia do Núncio Apostólico – 12 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Primeira Leitura  (1Rs 12,26-32;13,33-34)
Responsório (Sl 105)
Evangelho (Mc 8,1-10)

As tribos de Israel, depois de Salomão, se dividiram. Jeroboão da tribo de Efraim teme o poder da tribo de Judá, e o medo se torna um erro, uma idolatria, e contagia todo o povo de Israel. A primeira leitura mostra que Jeroboão designou como sacerdotes homens que não pertenciam à tribo sacerdotal de Levi, porque o sacerdócio em Israel é reservado para aqueles que pertencem à essa tribo.

A decisão de Jeroboão vai contra a ordem de Deus e interrompe a ordem da aliança das tribos de Israel. A Bíblia diz que Jeroboão escolheu um caminho ruim e o pecado teve como consequência a sua aniquilação e de sua linhagem.

O Salmo 105 é um exame de consciência. O pecado da idolatria é um pecado que cria desordem por várias gerações, e deixa de lado a obra do Senhor, e o trabalho das mãos do homem é exaltado idolatrando a construção feita pelas mãos humana se se tornando escravo de suas próprias coisas. Diante disso a pessoa abandona o amor de Deus, a glória e a dignidade de ser filho de Deus. A criatura não tem memória do Criador, então, o salmista implora ao Senhor para ter memória de sua criatura.

A aclamação ao Evangelho nos lembra que o homem não vive somente de pão, mas da Palavra de Deus que sacia o coração do homem.

Por três dias, as pessoas seguem o Senhor sem interrupção. Entre essas pessoas havia muitos pobres e doentes, e eles estavam esperando para serem curados.  O Senhor pede diligência e oferece força, Ele tem compaixão. Porém os discípulos ainda não entendem: apenas sete pães. Esta afirmação enfatiza ainda mais a grandeza do milagroso. Jesus agradece ao Pai e a vontade do Pai com a vontade de Jesus coincidem, mas são distintas.

Jesus distribui o pão e rasga o véu que esconde o mistério. Ele agradece para manifestar a grande alegria que sente ao distribuir o pão que salva. É uma festa, mas não é a festa de Jeroboão. O Senhor dá o alimento aos seus discípulos e os discípulos o distribuem ao povo. São Beda o Venerável, escreve que, o Senhor primeiro confia os dons espirituais do conhecimento aos Apóstolos e que foi da sua vontade que os Apóstolos transmitissem a comida da vida à Igreja.

Deus abençoe,

Giambattista Diquattro