O Papa Francisco nomeou arcebispo de Cascavel -PR, nesta quinta-feira 02/05, Dom José Mário Scalon Angonese, transferindo-o da Diocese de Uruguaiana – RS.
Dom José Mário Scalon Angonese nasceu em 1º de junho de 1960 em Unistalda, Diocese de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul. Após concluir os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão da Arquidiocese de Porto Alegre, fez um curso de especialização em Psicopedagogia.
Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1989, incardinando-se na Arquidiocese de Santa Maria. Desempenhou os seguintes cargos: promotor vocacional; diretor espiritual e depois reitor do Seminário Menor; pároco da Santíssima Trindade em Nova Palma (RS) e da Ressurreição em Santa Maria (RS); reitor do Seminário Maior.
Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 20 de fevereiro de 2013, e recebeu a ordenação episcopal em 28 de abril seguinte. Em 31 de maio de 2017, foi transferido como bispo de Uruguaiana. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.