Na manhã desta quarta-feira o Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, O.F.M., transferindo-o da Prelazia Territorial do Marajó. A Diocese de Roraima encontrava-se vacante desde a transferência em 23 de fevereiro de 2022, de dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de Cuiabá (MT), em 23 de fevereiro de 2022.
Dom Evaristo Pascoal Spengler, O.F.M., nasceu em 29 de março de 1959 em Gaspar, Diocese de Blumenau, no Estado de Santa Catarina. Após concluir seus estudos em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis-RJ, obteve a Licença em Exegese Bíblica em Jerusalém. Em 2 de agosto de 1982, ele fez sua profissão religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores e foi ordenado sacerdote em 19 de maio de 1984.
Exerceu os seguintes cargos: Vigário Paroquial e membro da equipe bíblica urbana em Duque de Caxias-RJ e em Nilópolis-RJ; Vice Mestre dos Frades Estudantes em Duque de Caxias-RJ; Assistente Conventual no Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro-RJ; Vigário Missionário e Paroquial em Malanje (Angola); Definidor Provincial; Vice Ministro da Província Franciscana Imaculada Conceição do Brasil com sede em São Paulo (2016). Em 1° de junho de 2016, ele foi nomeado Bispo Prelado de Marajó e foi ordenado bispo no dia 6 de agosto seguinte. Dentro da CNBB, ele é Presidente da Comissão Especial da Pastoral contra o tráfico de pessoas e Membro da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia. Além disso, ele é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).