Homilia do Núncio Apostólico – 07 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Primeira Leitura (1Rs 8,1-7.9-13)
Responsório (Sl 131)
Evangelho (Mc 6,53-56)

O movimento é o tema principal da Liturgia da Palavra de hoje. Salomão convoca as autoridades de Israel, e expõe seu plano de proteger a arca da Aliança no Templo. Todas as pessoas se movem e se reúnem com o Rei Salomão.

É uma celebração litúrgica durante a qual os sacerdotes tomam a Arca e a trazem para o lugar designado que é o Santuário, e toda a comunidade de Israel participa com os sacerdotes. É uma participação ativa, com o sacrifício de ovelhas e bois, em grandes quantidades.

A Liturgia iniciada por Israel é continuada pelo Deus de Israel, que baixa, enche seu templo com sua majestade, com o peso de sua presença, com sua glória, com a Shekinah.

O salmo responsorial confirma essa dinâmica. No início do salmo “nos soubemos que a arca estava em Èfrata… entremos no lugar em que ele habita” e “subi Senhor para o lugar de vosso pouso, subi… não afasteis a vossa face“.

  A primeira leitura e o salmo são um prelúdio para o Evangelho. Jesus atravessa o Mar da Galileia, Jesus chega a Genesaret. Então, o povo imediatamente reconhece Jesus, a arca da nova Aliança, aquela que é a Palavra de Deus, aquilo que carrega dentro de si a vontade do Pai. As pessoas correm e viajam por toda aquela região e vêm de povoados, cidades e campos e pedem para tocá-lo. E aqueles que o tocaram permaneceram curados.

  A oração sobre as oferendas nos evoca e explica a primeira leitura, a invocação do salmo responsorial e a proclamação do Evangelho.

Pão e vinho são alimento no caminho para nossa fraqueza, eles se tornam sacrifícios perfeitos, enchem sua Igreja com a glória do Espírito Santo do Senhor, são sacramentos de sua presença, Deus abaixa e as faz remédio para a vida e vida eterna.

Deus abençoe,

Giambattista Diquattro