O Papa Francisco nomeou Bispo da Diocese de Tubarão (SC), nesta quarta-feira (03/05), dom Adilson Pedro Busin, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS). A diocese de Tubarão está vacante desde março de 2022, quando dom João Francisco Salm tomou posse na diocese de Novo Hamburgo (RS).
Dom Adilson nasceu em 20 de maio de 1965, em Sarandi, Arquidiocese de Passo Fundo (RS). Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo em São Paulo (SP). Fez a profissão religiosa em 31 de maio de 1992 como membro da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos) e foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1993.
Foi animador vocacional e reitor do Seminário Menor de Ciudad del Este, no Paraguai. Desempenhou as funções de mestre de noviços, superior provincial, vigário da Região sul-americana e presidente da Associação Scalabriniana para o Serviço dos Migrantes.
Fez mestrado em Ciências da Educação na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (1996-1999). Em 27 de janeiro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, recebendo a ordenação episcopal em 30 de abril seguinte. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e secretário do Regional Sul 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio Grande do Sul.