Papa nomeia bispo para Diocese de Lins – SP

Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30 de outubro, Dom João Gilberto de Moura para a vacante diocese de Lins, em São Paulo, transferindo-o da sede episcopal de Jardim, no Mato Grosso do Sul. 
Foto: Arquivo CNBB

Dom João Gilberto de Moura nasceu em 21 de novembro de 1963, em Ituiutaba, na Diocese de mesmo nome, no Estado de Minas Gerais. Concluiu seus estudos em Filosofia no Seminário Maior da Diocese de Patos de Minas em Araxá-MG e de Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto-SP (CEARP). Recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de dezembro de 1995 e foi incardinado na Diocese de Ituiutaba.

Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial da Catderal; reitor do Seminário Menor; assistente eclesiástico do Movimento Serra; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; representante dos Presbíteros; pároco de Cristo Rei em Centralina-MG e de São Francisco de Assis em Ituiutaba-MG; vigário judiciário; chanceler diocesano; vigário geral; administrador diocesano; ecônomo diocesano; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Em 3 de julho de 2013 foi nomeado bispo de Jardim e recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de setembro seguinte.