Nesta quinta-feira, 22 de maio, o Papa Leão XIV acolheu o pedido de renúncia apresentada por Dom Irineu Andreassa, e nomeou Dom Valter Magno de Carvalho, transferindo-o da Sé titular de Giufi e do cargo de Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia.
Dom Valter Magno de Carvalho nasceu em 22 de fevereiro de 1973 em Capela Nova, Arquidiocese Metropolitana de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, em Mariana-MG. Foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese Metropolitana de Mariana em 23 de agosto de 1997.

Desempenhou os seguintes cargos:
Diretor e Professor do Curso Propedêutico; Administrador Paroquial de Santo Antônio em Correia de Almeida, distrito de Barbacena-MG, e de São Sebastião em Cláudio Manoel, distrito de Mariana-MG; Pároco da Basílica São José em Barbacena-MG, de Nossa Senhora da Assunção em Barbacena-MG e de Nossa Senhora das Mercês em Mercês-MG; Vigário Episcopal; Vigário Forâneo; Reitor do Seminário Maior São José; Diretor da Escola Diaconal São Lourenço; Membro do Colégio dos Consultores; Professor no Instituto de Teologia local. Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado Bispo titular de Giufi e Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal em 23 de janeiro de 2021. Na Conferência Episcopal Brasileira, é Membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.