Diocese de São José do Rio Preto-SP é elevada a Arquidiocese

O Santo Padre, nesta quinta-feira, 22 de maio, erigiu a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, elevando a Sé de São José do Rio Preto a Igreja Metropolitana e atribuindo-lhe como sufragâneas as Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, que até então pertenciam à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto permanece com as Dioceses sufragâneas de Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista. Como primeiro Arcebispo Metropolitano de São José do Rio Preto o Pontíficie nomeou Dom Antônio Emídio Vilar, S.D.B., até então Bispo da mesma Sé.

Dom Antônio Emídio Vilar, S.D.B., nasceu em 14 de novembro de 1957 em Guardinha, Diocese de Guaxupé, no Estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena-SP e obteve o Bacharelado e a Licenciatura em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. Fez a Profissão Religiosa na Sociedade Salesiana de São João Bosco em 1976 e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.

Desempenhou os seguintes cargos:
Coordenador de estudos e Formador de seminaristas; Diretor de comunidade; Coordenador e Professor do Instituto Teológico Pio XI em São Paulo-SP; Conselheiro da Inspetoria Salesiana de São Paulo-SP; Mestre de Noviços; Pároco de Nossa Senhora Auxiliadora e Diretor do Instituto Dom Bosco em São Paulo-SP; Juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida-SP; Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de São Carlos. Na Conferência Episcopal Brasileira, foi Vice-Presidente do Regional Oeste 2 e Membro da Comissão Episcopal para a Juventude.

Em 23 de julho de 2008, foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres e recebeu a ordenação episcopal em 27 de setembro do mesmo ano. Em 28 de setembro de 2016, foi nomeado Bispo de São João da Boa Vista-SP e, em 19 de janeiro de 2022, foi transferido para a Diocese de São José do Rio Preto-SP.