O Santo Padre nomeou como bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Brasília Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da Conferência Episcopal Brasileira, transferindo-o do ofício de bispo de Rio Grande para a Sé titular de Tisdro.
Dom Ricardo Hoepers nasceu em 16 de dezembro de 1970 em Curitiba, na Arquidiocese de mesmo nome, no Estado do Paraná. Completou seus estudos em filosofia na Universidade Federal do Paraná e os de teologia no Studium Theologicum Claretiano em Curitiba-PR. Especializou-se em Bioética pela Faculdade São Camilo em São Paulo-SP e obteve a Licenciatura em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba-PR. Depois, na Academia Alfonsiana de Roma, obteve a Licenciatura e o Doutorado em Teologia Moral.
Recebeu a ordenação sacerdotal em 31 de janeiro de 1999 e foi incardinado na Arquidiocese de Curitiba, na qual ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial da catedral; diretor da Faculdade de Filosofia e vice-reitor do Seminário de Filosofia; pároco de São Francisco de Paula e depois de Santo Agostinho em Curitiba-PR; coordenador da Pastoral Sacerdotal; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos consultores; assessor eclesiástico da Pastoral das Pessoas com Deficiência. Além disso, foi professor de Teologia Moral e Bioética, membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná e da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e Diretor Comunitário do Studium Theologicum Claretiano.
Em 17 de fevereiro de 2016 foi nomeado bispo de Rio Grande, recebendo a ordenação episcopal em 14 de maio seguinte. Foi presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Episcopal Brasileira e desde abril passado é secretário geral da mesma Conferência Episcopal.