Homilia – 07 de março de 2022

1ª semana da Quaresma

Primeira Leitura (Lv 19,1-2.11-18)
Responsório (Sl 18)
Evangelho (Mt 25,31-46)

O tema principal da primeira leitura é a santidade, essa é a identidade de Deus e dos filhos de Deus. A Santidade é identificada na verdade, no amor ao próximo, discernir a verdade e o amor é justiça. Contra a justiça é calúnia, contra a justiça é vingança, contra a justiça é ódio.

O salmo responsorial elogia a norma divina. É uma norma inequívoca, mas é precisa e perfeita, é uma norma que não promove a vingança, mas o conforto da alma. Com uma palavra a norma divina é sabedoria. Então a norma divina é uma fonte de profunda alegria no coração, é a luz para orientar o ser humano.  Luz e alegria provocam o desejo irreprimível de louvar o Senhor na canção, como conclui o salmo.

A aclamação ao Evangelho identifica que Jesus Cristo é a lei de Deus, a luz da vida.

O Evangelho fala da glória de Deus. Jesus entra na glória do Pai. Jesus chama os justos a entrar na glória de Deus, o Pai. Quem são os justos?  Jesus é solene em sua afirmação. Jesus fala como a Verdade do Pai.  Trabalhadores da caridade e testemunhas do amor de Deus são os justos. Santidade não é apenas sobre evitar o mal mas é fazer o bem com o amor de Deus, animados pelo Espírito Santo de Jesus Cristo. Esta é a doutrina celestial que invocamos na oração do dia para que nossos corações sejam convertidos e nossas vidas sejam renovadas.

A materna intercessão da Virgem Maria, ícone de fidelidade a Deus, nos ampare no nosso caminho.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Giambattista Diquattro – Núncio Apostólicov

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk