Homilia – 18 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Sexta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura (Tg 2,14-24.26)
Responsório (Sl 111)
Evangelho (Mc 8,34–9,1)

Hoje o Evangelho nos fala sobre o que significa ser discípulo de Jesus.  

Quando na Missa ao proclamar o Santo Evangelho nós ficamos de pé como símbolo de que querermos seguir os seus ensinamentos.

Nossa experiência de fé começa com um chamado. Jesus nos chama a tomar a nossa cruz de cada dia e caminhar com fé para receber o fruto da fé, quer dizer, a Vida, em maiúscula, sobrenatural – a Vida eterna.

Seguir Jesus significa aceitar as pequenas mortificações que cada dia encontramos pelo caminho. Isso nos abre ao plano de Deus que torna nossa vida fecunda. A fecundidade da cruz é aquela de uma vida caraterizada da caridade, da vitalidade espiritual e eclesial.

O Papa Francisco diz: “renunciar a si mesmo”, não significa uma mudança superficial, mas uma conversão, uma inversão de mentalidade e valores. “tomar a sua cruz”. Não se trata apenas de suportar pacientemente as tribulações cotidianas, mas de carregar com fé e responsabilidade essa parte do cansaço e essa parte do sofrimento que a luta contra o mal comporta. A pequena cruz que levamos ao pescoço seja o sinal do nosso desejo de nos unirmos a Cristo para servir com amor os nossos irmãos, especialmente os mais pequenos e mais frágeis.”. (Angelus, 30 de agosto de 2020).

mmm

Amém.

Monsenhor Antons Prikulis – 1º Secretario