Homilia do Núncio Apostólico – 09 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Primeira Leitura (1Rs 10,1-10)
Responsório (Sl 36)
Evangelho (Mc 7,14-23)

O refrão do salmo responsorial oferece a chave para a primeira leitura: “O justo tem nos lábios o que é sábio“. Um dia antes da coroação, Deus havia perguntado a Salomão o que ele queria. Salomão pediu um coração que sabe ouvir, isso é discernimento. Um coração unificado pelo discernimento. O tolo tem um coração dividido. Em hebraico é dito um coração e um coração.

O salmo 36 mostra que o discernimento certo nasce da total confiança em Deus. O coração dos justos é o tabernáculo da Aliança. A palavra dos justos expressa intimidade com a Aliança.

Na primeira leitura, a percepção da Rainha de Sabá é clara: ela vê a magnificência de Salomão, ouve sua sabedoria e com um sentido espiritual percebe o dedo de Deus.

O Evangelho de hoje abre com o convite do Senhor Jesus Cristo: “Escutai todos”. Ecoa o shemá, é a sabedoria de Deus que é direcionada às multidões. A Rainha de Sabá teve o privilégio em um momento de conhecer a sabedoria de Salomão. As multidões e todas as pessoas têm o dom de poder conhecer e amar sempre a Sabedoria de Deus.

O Senhor não só ensina, mas deseja que todos possam entender tudo. É comovente ver como Jesus explica e explica mais uma vez para que todos possam amá-Lo.

Sua mensagem é clara: a corrupção é uma consequência do abuso da liberdade. Quando o coração humano não é o tabernáculo da Aliança, então a impureza que habita no coração sai para fora.

A antífona da Comunhão fala da fome e da sede do homem para permanecer nutrido pela Aliança com Deus e o próprio Deus se torna alimento para fortalecer a Aliança pela sua bondade.

Deus abençoe,

Giambattista Diquattro