Homilia do Núncio Apostólico – 10 de fevereiro de 2022

Capela da Nunciatura Apostólica

Primeira Leitura (1Rs 11,29-32; 12,19)
Responsório (Sl 80)
Evangelho (Mc 7,31-37)

O coração dividido de Salomão cria a separação de Deus. O coração dividido do rei cria divisão em Israel, o reino está despedaçado novamente nas tribos. A primeira leitura insiste na dispersão nas tribos., sabemos que a transição das tribos para o reino tem sido muito controvertida, agora Israel volta à fraqueza da fragmentação. É um rebaixamento político, mas é acima de tudo um rebaixamento comunitário do único povo de Deus, e Israel se rebela contra a casa de Davi.

Um apelo à comunhão com Deus e à unidade está contido no salmo responsorial, Deus salvou da escravidão do Egito todo o povo unido. É um chamado para não adorar divindades desconhecidas, ídolos, é um chamado para adorar o Senhor. Deus deu liberdade ao povo para que livremente amasse e venerasse a Deus, Mas o povo usava a liberdade para seguir caprichos.  Mais uma vez lembramos que Salomão pediu ao Senhor um coração sensível à escuta.  O salmo diz que o povo de Israel endureceu seus corações e São Paulo fala da dureza do coração, cardiosclerose, um coração endurecido.

A parte final do salmo diz onde está a salvação: que meu povo me escuta. A Aclamação ao Evangelho suplica: “abri-nos Senhor o coração”. Lembremos que no momento supremo da obediência de Jesus Cristo a Deus, o Pai, uma lança abriu o coração do Senhor, e esse coração sempre esteve aberto à vontade do Pai.

O Evangelho confirma que o Senhor aos surdos faz ouvir. Mesmo neste milagre, o Senhor Jesus Cristo age em obediência a Deus Pai. O Evangelho diz que “Olhando para o céu, suspirou”.  Ele nos mostra que age escutando o Pai, nos ensina a invocar a proteção da sua presença e proteção.

“E recomendou com insistência que não contassem um ninguém”, porque Jesus não buscou aplausos ou elogios, mas seu alimento é fazer a vontade do Pai. E isso basta no coração de quem vive a intimidade com Deus.

Deus abençoe,

Giambattista Diquattro