Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Emanuel Messias de Oliveira ao governo pastoral da diocese de Caratinga, em Minas Gerais e nomeou como novo bispo para a diocese, Dom Juarez Delorto Secco, atualmente Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).
Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 7 de junho de 2017 foi nomeado como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.
Na Arquidiocese desempenhou muitas funções, entre as quais: Bispo Auxiliar, Vigário Geral da Arquidiocese, Bispo Referencial da Comissão Arquidiocesana para o Diaconato Permanente (CADIPERJ); Bispo Referencial do Economato da Arquidiocese; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Cascadura; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Madureira; Bispo Referencial da Pastoral Presbiteral; Bispo Referencial da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro – Centro; Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis e Moderador da Cúria Metropolitana.
Fontes: Vatican News e CNBB