Nomeação do Papa: cardeal Hollerich será relator-geral do Sínodo dos Bispos

O Santo Padre Francisco chamou o cardeal que nasceu em Luxemburgo para assumir o cargo em vista da assembleia que começa em outubro com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O cardeal Hollerich vai participar das reuniões do Conselho Ordinário em preparação ao caminho sinodal de três anos que culminará com o Sínodo em 2023, em Roma.

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (8) o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo, como relator geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. Atualmente, o Purpurado é presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia, a Comece. 

Agora, então, ele vai participar das reuniões do Conselho Ordinário em preparação à próxima assembleia que vai abordar o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Em outubro deste ano, o Papa dará início ao caminho sinodal de três anos que será articulado em três fases (diocesana, continental e universal), feito de consultas e discernimento, que culminará com a assembleia de outubro de 2023 em Roma. Esta é a primeira vez, na história desta instituição querida por Paulo VI em resposta ao desejo dos padres conciliares de manter viva a experiência colegial do Concílio Vaticano II, que um Sínodo começa descentralizado, a partir das Igrejas locais.

Copyright Vatican News