Nomeação: Dois novos Bispos Auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo

Nesta manhã de quinta-feira, 3 de março, o Papa Francisco nomeu dois novos Bispos Auxiliares para a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo. São eles, Mons. Cícero Alves de França, do clero da mesma Arquidiocese e Mons. Rogério Augusto das Neves, da Diocese de São José dos Campos.

Biografia de Pe. Rogério Augusto das Neves

Pe. Rogério, nasceu em São José dos Campos, no estado de São Paulo, em 30 de dezembro de 1966. Logo após estudos primários e secundários em São José dos Campos, obteve o título de bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de São José dos Campos. Cumpriu os estudos de Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos, e o de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Obteve depois da ordenação o título de mestre em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico “Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, em São Paulo, e de doutor na Universidade Lateranense, de Roma.

Em 3 de julho de 1999 foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de São José dos Campos. Exerceu os seguintes ofícios: vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na paróquia São José e na paróquia Coração de Jesus, foi pároco na paróquia São Benedito e na paróquia São João Bosco, reitor do Seminário de Filosofia, no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos, e posteriormente na Residência Pe. Rodolfo Komórek, em Taubaté, membro do Conselho de presbíteros e do Colégio de Consultores, defensor do vínculo, e posteriormente juiz e vigário judicial adjunto no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida, professor de Direito Canônico na Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes, na Faculdade Católica de São José dos Campos, na Faculdade Dehoniana, em Taubaté, no Centro Universitário Salesiano Pio XI, em São Paulo, na Faculdade São Bento, em São Paulo e no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina, em Florianópolis, assistente eclesiástico na União dos Juristas Católicos de São José dos Campos, presidente da Pastoral Judiciária da diocese de São José dos Campos e diretor espiritual do Grupo de Reflexão “Filhos no Céu”.

Desde 2015 é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos.

Pe. Rogério Augusto das Neves

Biografia de Pe. Rogério Augusto das Neves

Pe. Cicero nasceu em Cajazeiras, no estado da Paraíba, no dia 13 de março de 1975, é o filho mais novo de Ana Elias Alves e Adonias Francisco Alves (in memorian); mudou-se, ainda criança, para a Zona Oeste de São Paulo. Ingressou no seminário da Arquidiocese de São Paulo em 1996 e em 1997 no Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars da mesma Arquidiocese para cursar Filosofia. Concluiu o curso de Filosofia em 1999 pela Faculdade Associadas do Ipiranga (FAI), de São Paulo.

Logo após estudou na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo, concluindo em 2003. Foi ordenado no dia 07 de março de 2004 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de São Paulo pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes. No início do seu ministério presbiteral foi nomeado vigário da Paróquia São Judas Tadeu na Região Episcopal Brasilândia. Em 2005, foi nomeado vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars pelo Cardeal Cláudio Hummes, sendo concomitantemente vigário das paróquias São João Batista, na Região Episcopal Lapa, Paróquia São Mateus (2006) da mesma região Episcopal; colaborador da Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

No ano de 2009, foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na Região Episcopal Sé; nomeado colaborador da Paróquia Divino Espírito Santo da mesma região Episcopal (2011). Em 2012, foi nomeado reitor do Seminário São José da Associação Aliança de Misericórdia; no ano de 2016, foi nomeado colaborador da Paróquia Assunção de Nossa Senhora na Região Episcopal Sé, da Arquidiocese de São Paulo. Foi membro do Conselho de Presbíteros (2010-2020) e membro do Colégio de Consultores (2016-2021) da Arquidiocese de São Paulo. Exerceu a função de professor na Faculdade Dehoniana de Taubaté no curso de pós-graduação (lato sensu) para Formadores de Seminários e Casas de Formação e no curso de pós-graduação (lato sensu) de Direção Espiritual.

Atualmente é reitor do Seminário Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo desde 2010; professor na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e membro da Comissão arquidiocesana para a tutela dos menores e das pessoas vulneráveis contra abusos sexuais (2020).

 Possui pós-graduação (latu sensu) em Formação Sacerdotal (2008), pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e em 2009, concluiu o mestrado em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana; possui pós-graduação (latu sensu) em Cousenling, pela Faculdade Vicentina (2018) e graduação em História pela Universidade Unicesumar (2020). Atualmente é doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Pe. Cicero Alves de

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nunciaturaapostolica.org.br