Nomeação para a vacante Diocese de Caicó-RN

Nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou como Bispo para Diocese de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, o Pe. Antônio Ranis Rosendo dos Santos missionário Redentorista. A Diocese estava vacante desde abril de 2024 quando Dom Antônio Carlos Cruz Santos foi nomeado para a Diocese de Petrolina-PE. 

Pe. Antônio Ranis Rosendo dos Santos nasceu no dia 03 de setembro de 1973, no município de Porto da Folha-SE, filho de Raimundo Rosendo dos Santos e Maria Lúcia Rezende. No dia 24 de janeiro de 1994 iniciou o processo formativo no aspirantado redentorista, em Garanhuns-PE, em 1997 foi para o postulantado no Recife, para cursar a filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco –UNICAP. Em 2001, fez o noviciado na cidade de Tietê-SP e sua profissão religiosa no foi no dia 02 de fevereiro de 2002, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena –Recife-PE.

Exerceu as funções:

Vigário paroquial da paróquia Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco – Natal/RN de 2006 a 2007; formador do aspirantado redentorista em Arapiraca-AL de 2008 a 2010 e Conselheiro da Vice Província redentorista do Recife. Em novembro de 2010 foi eleito superior provincial da Vice Província do Recife, desempenhando a missão no quadriênio 2011-2014.

Em 2014 foi transferido para Natal-RN como pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus em Morro Branco-RN, em 2015, nomeado pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, vigário episcopal para a vida religiosa. Nesse período fez pós-graduação em espiritualidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Campus Pio II. Em fevereiro de 2019, foi nomeado pároco do santuário paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro- Campina Grande- PB.

Em 2020, foi transferido para Goiânia- GO, com a missão de ser formador dos religiosos estudantes de teologia e vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Abadia de Goiás. Em 2001 formador e vigário paroquial da Paróquia Divino Pai Eterno, em Trindade-GO. Em julho de 2022, foi transferido para Arapiraca-AL como pároco da Paróquia Santíssimo Redentor e atualmente era formador do aspirantado e superior da comunidade religiosa, cursando o mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro- extensão Goiânia.