Nomeado novo Bispo Coadjutor de Bragança do Pará (PA).

O Santo Padre o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16 de março, Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata como novo Bispo Coadjutor da Diocese de Bragança do Pará (PA).

Biografia:

Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata nasceu no dia 31 de março de 1950 no distrito de Icoaraci – Belém do Pará, fez seus estudos fundamentais (Primário e Ginásio) em sua cidade natal, concluindo-os no Seminário São Pio X (Seminário Menor da Arquidiocese de Belém), onde entrou em 1968.

Em 1970 estudou o Clássico no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor concluindo dois anos depois. Cursou Filosofia e Teologia no Instituo de Pastoral Regional-IPAR/UFPA (Bacharelado em Teologia (1973/78). Foi ordenado Diácono no dia 07 de junho de 1976 e nesse período exerceu as funções de auxiliar da formação do Seminário São Pio X. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de junho de 1978.

Fez especialização em História da Igreja na América Latina na PUC – SP em 1982, e logo em seguindo começou a lecionar em 1982 no IPAR (Instituto de Pastoral Regional (Norte 2), e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese. atuando na área da História da Igreja, História da Igreja na América Latina/Brasil, História da Igreja na Amazônia História das Religiões, Ecumenismo. Também é Assessor de diversos cursos na área da Religiosidade/Catolicismo popular e Catequese. Assessor de Assembleias Diocesanas do Regional Norte II.

Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata

Fez especialização em História da Igreja na América Latina na PUC – SP em 1982, e logo em seguindo começou a lecionar em 1982 no IPAR (Instituto de Pastoral Regional (Norte 2), e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese. atuando na área da História da Igreja, História da Igreja na América Latina/Brasil, História da Igreja na Amazônia História das Religiões, Ecumenismo. Também é Assessor de diversos cursos na área da Religiosidade/Catolicismo popular e Catequese. Assessor de Assembleias Diocesanas do Regional Norte II. De 1994 a 1999 foi vice-diretor do IPAR (Instituto de Pastoral Regional), Diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Belém e de 1989 a 2009 foi cerimoniaria da mesma Arquidiocese. Em abril de 2009 a março de 2010 foi Administrador Diocesano da Arquidiocese de Belém. Recebeu o título oficial de Monsenhor em 2010.

Desde 2004 é Vigário Geral da Arquidiocese de Belém e foi coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Belém de 2004 até fevereiro de 2020. Participou como assessor de diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia (Manaus 1997 – Manaus 2007 – Santarém 2012 – I Encontro da Igreja na Amazônia Legal 2012 – II Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal 2016 -III Encontro dos Bispos na Amazônia Legal 2018). Participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amaz  ônica (REPAM – 2014).

Participou da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019)

Participou do Sínodo para a Amazônia: reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris, e durante o Sínodo da elaboração do Documento Final.