Papa Francisco nomeia dois Bispos para o Brasil

Na manhã desta quarta-feira (22) foram anunciadas nomeações assinadas pelo Papa Francisco para o Brasil. O Pontífíce aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Cornélio Procópio – PR apresentada por Dom Manoel João Francisco, substitui-o como Bispo da mesma diocese nomeou Mons. Marcos José dos Santos, até agora Pároco de Nossa Senhora das Graças em Centenário do Sul-PR. O Santo Padre também nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Cascavel no Paraná, Mons. Aparecido Donizete de Souza, Bispo titular de Macriana Menor, transferindo-o do cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre.

Mons. Marcos José dos Santos – Foto CNBB

Nasceu em 2 de março de 1974 em Lupionópolis, Arquidiocese Metropolitana de Londrina, Estado do Paraná. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana, Paraná e Teologia no Instituto Paulo VI em Londrina-PR. Ele possui um Diploma para Formadores em Sacerdócio e Vida Consagrada e uma Licença em Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Em 12 de fevereiro de 2000, recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Londrina, onde ocupou os seguintes cargos: Reitor do Seminário São José; Diretor Espiritual do Seminário de Teologia Paulo VI; Administrador da Paróquia São João Paulo II; Coordenador Arquidiocesano da Pastoral; Membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores.

Desde 2017 é Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Centenário do Sul, Paraná.

Mons. Aparecido Donizete de Souza– Foto CNBB

Dom Aparecido Donizeti de Souza nasceu em Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR), em 13 de janeiro de 1964. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina. Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992 e obteve mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na diocese de Cornélio Procópio (PR) exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Porto Alegre no fim de 2015. A ordenação episcopal ocorreu em 18 de março de 2016, em Cornélio Procópio, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Em Porto Alegre, exercia a função de bispo referencial para o Vicariato de Gravataí.

Fotos: Vaticannews e CNBB