Pular para o conteúdo

Papa Francisco nomea novo Bispo para Diocese de Roraima -RR

Na manhã desta quarta-feira o Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, O.F.M., transferindo-o da Prelazia Territorial do Marajó. A Diocese de Roraima encontrava-se vacante desde a transferência em 23 de fevereiro de 2022, de dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de Cuiabá (MT), em 23 de fevereiro de 2022.

Foto arquivo: CNBB

Dom Evaristo Pascoal Spengler, O.F.M., nasceu em 29 de março de 1959 em Gaspar, Diocese de Blumenau, no Estado de Santa Catarina. Após concluir seus estudos em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis-RJ, obteve a Licença em Exegese Bíblica em Jerusalém. Em 2 de agosto de 1982, ele fez sua profissão religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores e foi ordenado sacerdote em 19 de maio de 1984.

Exerceu os seguintes cargos: Vigário Paroquial e membro da equipe bíblica urbana em Duque de Caxias-RJ e em Nilópolis-RJ; Vice Mestre dos Frades Estudantes em Duque de Caxias-RJ; Assistente Conventual no Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro-RJ; Vigário Missionário e Paroquial em Malanje (Angola); Definidor Provincial; Vice Ministro da Província Franciscana Imaculada Conceição do Brasil com sede em São Paulo (2016). Em 1° de junho de 2016, ele foi nomeado Bispo Prelado de Marajó e foi ordenado bispo no dia 6 de agosto seguinte. Dentro da CNBB, ele é Presidente da Comissão Especial da Pastoral contra o tráfico de pessoas e Membro da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia. Além disso, ele é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).