Papa Francisco nomeia dois novos Bispos para o Brasil: Januária – MG e Afogados da Ingazeira – PE

Nesta quarta-feira, 25, Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por dom Egídio Bizol da diocese de Afogados da Ingazeira, nomeando Dom Limacêdo Antonio da Silva, até o momento Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nomeou também o Pe. Geraldo Souza Rodrigues como novo bispo da diocese de Januária em Minas Gerais.

Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro – PE e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

Possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Sua tese de dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.

Enquanto sacerdote, dom Limacêdo exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro – PE. Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). Foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados – PE, coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral. Em 2008 auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável.

Foto: Arquivo CNBB

Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata – PE. Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne). Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.

kkkkkkkkk

kkkkkkk

kkkkkkkkk

Padre Geraldo de Souza Rodrigues nasceu em Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1963. Ele é o terceiro filho de João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza.

Iniciou a preparação para o sacerdócio em 1978, quando ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana. Cursou Filosofia (1983-1984) e Teologia (1985-1988) no Seminário Maior São José de Mariana. A ordenação diaconal foi na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana – MG, pelo então arcebispo, dom Oscar de Oliveira, em 28 de novembro de 1987.

Foto: Arquivo CNBB

Em 20 de maio de 1988, foi ordenado presbítero na cidade de Porto Firme, também por dom Oscar de Oliveira. Em seu ministério presbiteral, foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos – MG; Nossa Senhora das Mercês, em Mercês- MG; São Sebastião, em Itabirito- MG; Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete – MG; Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas – MG; São José, em Paula Cândido – MG; e atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa – MG.

Padre Geraldo foi coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Fonte: Vatican News e CNBB