PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM JUAREZ DE SOUZA DA SILVA PARA A ARQUIDIOCESE DE TERESINA (PI)

O Papa Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, nomeou, nesta quarta-feira, 4 de janeiro, Dom Juarez de Souza da Silva, até então bispo de Parnaíba (PI), como o oitavo arcebispo de Teresina (PI).

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu em 30 de junho de 1961 em Barras, na Diocese de Campo Maior, Estado do Piauí. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina-PI. Posteriormente, obteve a Licenciatura em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2001).

Em 19 de março de 1994 foi ordenado sacerdote pela Diocese de Campo Maior.

Exerceu os seguintes cargos: administrador paroquial de São José em Altos-PI; vice-reitor e ecônomo do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus de Teresina-PI; diretor e professor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

Em 27 de fevereiro de 2008 foi nomeado bispo de Oeiras, recebendo a ordenação episcopal em 17 de maio seguinte. Em 6 de janeiro de 2016 foi nomeado bispo coadjutor de Parnaíba, tornando-se ordinário em 24 de agosto seguinte.

Na Conferência Episcopal Brasileira, é membro do Conselho Permanente e presidente da Regional Nordeste 4, que compreende as circunscrições eclesiásticas do Estado do Piauí.

Fonte: vaticannews.va