Nesta quarta-feira (05/07), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN), apresentada por Dom Jaime Vieira Rocha, por motivo de idade, e nomeou Arcebispo desta Arquidiocese Dom João Santos Cardoso, transferindo-o da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA).
Dom João Santos Cardoso, novo arcebispo de Natal, nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, Diocese de Jequié (BA). Completou seus estudos de Filosofia no Seminário de Teófilo Otoni (MG) e os de Teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus, em Ilhéus (BA). Em seguida, obteve a o Mestrado e o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1986 e incardinado na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Desempenhou os seguintes cargos: administrador paroquial, pároco, coordenador da Escola Bíblica e do Curso de Teologia para Leigos; reitor do Seminário de Filosofia; professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista (BA); professor e diretor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese; membro do colégio dos consultores e do Conselho presbiteral; Vigário Regional; Representante dos Presbitérios; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Além disso, foi vigário paroquial em Rieti e Blera na Itália.
Foto: Arquivo CNBB
Em 14 de dezembro de 2011 foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato e recebeu a ordenação episcopal em 12 de fevereiro de 2012. Em 24 de junho de 2015, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa. Na Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), foi presidente da Regional Nordeste 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas dos Estados da Bahia e Sergipe.