Papa Francisco nomeia dois novos Bispos para o Brasil

Nesta quarta-feira (19/10), O Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Antonino Migliore, da Diocese de Coxim (MS), e nomeou o Pe. Otair Nicoletti, do clero da Diocese de Dourados (MS), até então vigário geral e reitor do Seminário Diocesano. O Pontíficie atendendo a solicitação apresentada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Franscisco Rezende Dias, de poder contar com a colaboração de um auxiliar, nomeou o padre Geraldo de Paula Souza, que atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora do Socorro, em São Paulo (SP).
Pe. Otair Nicoletti

Nasceu em 6 de abril de 1962, em Fernandópolis, na Diocese de Jales (SP). Estudou no Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja em Campo Grande (MS) e na mesma cidade estudou Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco e Teologia no Instituto Teológico João Paulo II.

Foi ordenado sacerdote em 8 de junho de 1994, incardinando-se na Diocese de Dourados, na qual desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial de São Paulo Apóstolo em Ivinhema (MS) e do Imaculado Coração de Maria em Nova Andradina (MS); pároco do Divino Espírito Santo em Ponta Porã (MS), de Santa Teresinha em Dourados, de Santo André em Dourados, de Nossa Senhora Aparecida em Novo Horizonte do Sul (MS), e de São Pedro em Dourados. Foi reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida em Dourados e do Seminário Sagrado Coração de Jesus em Dourados.

Ele também foi coordenador diocesano da animação vocacional, representante do clero, membro do Conselho presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, diretor espiritual dos Diáconos Permanentes, presidente da Caritas Diocesana, membro da Coordenação Pastoral Diocesana, membro da Coordenação da estrutura diocesana para a recuperação de dependentes químicos. Desde 2015, é assessor diocesano das Campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização. Em 2017 passou a ser exorcista diocesano, e em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesano da Legião de Maria.

Pe. Geraldo de Paula Souza nasceu em 1º novembro de 1961 em Assaí, Diocese de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná. Fez o postulantado de 1982 a 1984, no Seminário São Clemente, em Campinas (SP), e o noviciado a partir de 1985, novamente no Seminário Santa Terezinha, em Tietê. A profissão perpétua na Congregação do Santíssimo Redentor foi no dia 19 de janeiro de 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Estudou Filosofia na PUC-Campinas, de 1982 a 1984, e Teologia no Itesp, em São Paulo, entre 1986 e 1989. A ordenação diaconal foi em 19 de agosto de 1990, em Mauá (SP), pelas mãos de dom Cláudio Hummes. A ordenação presbiteral foi no dia 29 de agosto de 1992, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, pela imposição das mãos de dom José Carlos de Oliveira, então bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Também tem formação em Psicologia e especializações em Orientação Vocacional e Profissional e em Sociopsicodrama.

Antes do ministério presbiteral, atuou como diácono na favela do Jardim Oratório, em Mauá, entre março de 1989 e setembro de 1992. Já como presbítero, foi formador e promotor vocacional em várias casas dos Missionários Redentoristas, em São Paulo. Também esteve a serviço no Secretariado de Formação junto ao Governo Provincial e envolvido nas Santas Missões Populares, nas formações oferecidas pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep) e no acompanhamento de Equipes de Nossa Senhora.

De forma particular em Aparecida, foi superior e diretor do Seminário propedêutico, entre 2003 e 2005, e diretor e promotor vocacional no Seminário Santo Afonso, em 2011. Também atuou na pastoral do Santuário, entre 2012 e 2014. Trabalhou em Portugal, quando foi superior e pároco da Igreja do Santíssimo Redentor, em Lisboa. É autor de obras sobre vocação publicadas pela editora Santuário, além de artigos na área vocacional.