Papa Francisco nomea novo Bispo para a Diocese de Alagoinha – BA

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 27 de setembro, o padre Francisco de Oliveira Vidal como bispo para a diocese de Alagoinhas, na Bahia. A Igreja Particular estava vacante desde 13 de janeiro de 2021, quando  dom Paulo Romeu Dantas Bastos foi transferido para a diocese de Jequié (BA).

Padre Francisco de Oliveira Vidal nasceu em 28 de abril de 1964, em Rio Pomba-MG. Ingressou no Seminário Nossa Senhora do Rosário (Diocese de Caratinga) em 1980, onde cursou o seminário menor. Realizou seus estudos filosóficos no Seminário Maior Nordeste Minas na Diocese de Teófilo Otoni e Teologia na Pontifícia Universidade Católica em Belo Horizonte.

Foi ordenado Presbítero em 1º de maio de 1988, em Governador Valadares-MG. Depois, cursou mestrado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana – Pontífica Universidade Lateranense de Roma, recebendo o título de mestre em Teologia Moral, em 2002.

Durante seu ministério sacerdotal na Igreja Particular de Governador Valadares-MG, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de 1989 a 2000; e da Catedral Santo Antônio, de 2004 a 2020.

Assessorou a Pastoral Familiar Diocesana, de 1997 a 2000; foi formador do ano propedêutico do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em 2003; e auxiliou no processo de criação e coordenação da Escola Diaconal. Foi coordenador diocesano de pastoral por três mandatos, de 2011 a 2019. Além disso, é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Atualmente, é Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, sendo formador na Etapa da Configuração; Diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, onde também leciona as disciplinas de Teologia Moral; e é docente da mesma disciplina na Escola Diaconal Dom Werner Franz Siebenbrock.