Papa Leão XIV nomeia bispo para Nova Friburgo

O Papa Leão XVI nomeou bispo da Diocese de Nova Friburgo-RJ, Dom Pedro Cunha Cruz, transferindo-o da Diocese da Campanha MG.

Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964 no Rio de Janeiro -RJ. Completou os estudos filosóficos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Obteve o mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e o mestrado e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro em 4 de agosto de 1990.

.

Desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars; pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, da Paróquia de Santa Teresa de Jesus e da Paróquia de Santa Rita de Cássia; diretor do Seminário São José; professor da Pontifícia Universidade Católica e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 2010, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011.

Em 20 de maio de 2015 foi nomeado bispo coadjutor da Diocese da Campanha e em 25 de novembro seguinte tornou-se bispo ordinário da mesma Diocese. Dom Pedro é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.