Papa Leão XVI nomeia novo Bispo para a Diocese de Januária-MG

Nesta quarta-feira, 18 de junho, o Papa Leão XIV nomeou Dom Dorival Souza Barreto Júnior como Bispo da diocese de Januária, no Estado de Minas Gerais. Atualmente Dom Dorival é Bispo auxiliar na Arquidiocese de Salvador-BA.

Dom Dorival Souza Barreto Júnior nasceu em 10 de abril de 1964 em Jequié no Estado da Bahia. Concluiu seus estudos em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador-BA e em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ. Obteve a Licenciatura em Liturgia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, e o Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 10 de março de 1988 foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Montes Claros.

Exerceu os seguintes cargos:
vigário paroquial de São João Batista em Montes Claros-MG e de Senhor do Bonfim em Engenheiro Navarro-MG; administrador paroquial de Santo Antônio da Boa Vista em São João da Ponte-MG; pároco de Nossa Senhora da Consolação, Nossa Senhora da Conceição e São José e da Catedral Metropolitana; chanceler da Cúria arquidiocesana; tesoureiro arquidiocesano; vigário forâneo; membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores, do Conselho Pastoral e do Conselho para os Assuntos Econômicos; professor do Seminário arquidiocesano de Montes Claros-MG e do Seminário arquidiocesano de Diamantina-MG.

.

Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado bispo titular de Tindari e auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal em 3 de janeiro de 2021.

Na Conferência Episcopal Brasileira, é secretário do Regional Nordeste 3 e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia.