Nesta manhã de sábado, 23 de setembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Tommaso Cascianelli, C.P., e nomeou Bispo para a Diocese de Irecê na Bahia o reverendo Pe. Antônio Ederaldo de Santana, do clero de Alagoinhas- BA.
Pe. Antônio nasceu no dia 16 de abril de 1975 na cidade de Olindina- BA. O sacerdote é o terceiro filho de quatro irmãos de José Bento de Santana e de Josefa Pinheiro de Santana. Cursou o segundo grau como Técnico em Contabilidade na cidade de Catu-BA.
Em 1996 fez o Seminário Propedêutico na Arquidiocese de São Salvador-BA, em 2002 iniciou a Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, onde concluiu Bacharelado em Teologia em 1997.
No dia 16 de junho de 2002 foi ordenado Diácono em Alagoinhas-BA por Dom Jaime Mota de Farias e no dia 22 de dezembro do mesmo ano foi ordenado Presbítero na sua Diocese de origem, Olindina/BA, pelas mãos de Dom Paulo Romeu Dantas Bastos. Foi nomeado Vigário Paroquial em Nova Soure-BA em 2023 onde permaneceu até 2005. Ttambém neste período fez o curso de especialização em Juventude e assumiu a coordenação da Pastoral da Juventude em sua Diocese.
De 2005 foi Vigário Paroquial na Catedral de Santo Antônio e de 2021 a 2023 foi nomeado pelo Metropolita Dom Sérgio da Rocha como Administrador Diocesano. Também assumiu a coordenação da Pastoral do Dízimo Diocesano e foi Diretor Espiritual Diocesano da RCC.
Atualmente Pároco da Paroquia de Nossa Senhora do Livramento – Rio Real-Bahia e Vigário Geral